Header Ads


Os ‘Instintos’ de Afonso Augusto

(Foto: Paulo Erickson)
Nascido em Salvador- BA, criado em Lagarto- SE e radicado em Aracaju, Afonso revela seus ‘Instintos’ no primeiro trabalho fonográfico de sua carreira. O EP que contém sete faixas, sendo seis autorais, chega ao mercado sergipano com composições recentes e antigas revestidas de Rock, sensações, imagens e sentimentos, o que segundo o cantor funcionam como uma terapia.

A literatura antecedeu a musica, e a participação em concursos de poesia nos tempos de escola, foram o caminho para entrar no meio musical. Apesar de ter ligação com a música gospel na infância, foi a música ‘Maluco Beleza’ de Raul Seixas, ouvida na casa de um vizinho, que fez Afonso despertar o interesse por um universo totalmente diferente do que já tinha visto. ‘Fiz amizade com um cara que tinha um acervo enorme de discos e CDs, e ele me emprestava, e ele gostava de me ver entusiasmado com aquela descoberta. Eram meus primeiros contatos com o Punk Rock, The Clash, Ramones, Sex Pistols etc. Era um adolescente e estava delirando com aquelas descobertas’, conta o cantor.

O estilo Heavy metal foi paixão passageira. As inspirações vieram mesmo com o os berros de Kurt Cobain e a poesia de Jim Morrison, ambos astros do rock americano. Os sons nacionais, como Ira, Ultraje a Rigor e Barão Vermelho, também o influenciaram. Foi nesta fase que Afonso chamou o amigo Duilio, pra montar uma banda, descobrindo o Folk, gênero que mistura música folclórica e rock.

O EP Instintos tem canções feitas há meses e outras há dez anos. Não há uma relação direta entre as faixas, o que casa com a variedade de sentimentos, e da não relação de temporalidade e da ausência de relação sonora, tanto é que as canções foram gravadas em dois estúdios diferentes, e por músicos distintos, razões suficientes para caracterizar o álbum como natural e cru, caracterização dada pelo compositor. “Segundo” é a única faixa que não é da autoria de Afonso. A música se origina de uma poesia do poeta e amigo Fabio Ribeiro, da cidade de Tobias Barreto- SE.

Ao lado da banda D’arma e de outros músicos parceiros como Alex Matos ( Guitarra), Thiago ( Baixo) e Jefferson ( Bateria), Afonso é uma aposta para o rock sergipano em 2014, e tem tudo para tornar íntimo do grande público os seus instintos.


Em Aracaju, adquira o disco físico na Casa do artista e em Lagarto no Duetto Café ou pelo e-mail: afonsoaugustto@gmail.com
Tecnologia do Blogger.